top of page

Planejamento estratégico no âmbito empresarial


Como fortalecer sua empresa em um ano de economia enfraquecida.

Dentre todos os desafios que um empreendedor precisa enfrentar para ter um negócio próspero, certamente, a aplicação de um planejamento estratégico eficiente é um dos que exigem maior preparo, aptidão e conhecimento por parte daqueles que desejam obter sucesso para suas empresas.

O problema começa quando percebemos que nem sempre o conceito de planejamento estratégico é suficientemente bem compreendido e ele acaba por ser mal direcionado, sobretudo quando tratamos de negócios em estágio inicial – fase aliás, em que erros podem comprometer diretamente a continuidade do empreendimento. Neste sentido, parece importante esclarecer alguns pontos sobre a estratégia empresarial.

O que é planejamento estratégico e como ela se aplica no cotidiano das empresas?

Em linhas gerais, o planejamento estratégico envolve o estabelecimento de rumos, de caminhos a longo prazo pelos quais a empresa irá conduzir suas ações, implementar mudanças, utilizar recursos e traduzir todos estes fatores no alcance dos objetivos almejados. Neste processo, é preciso levar em conta tanto o ambiente interno, quanto o ambiente externo a companhia.

Há diversas etapas que fazem parte deste importante elemento gerencial. Destaco aqui algumas delas:

- Estabelecimento da missão, visão e valores da empresa;

- Análise do ambiente externo (oportunidades de crescimento, concorrência, variações do mercado, etc.);

- Análise de pontos fortes e pontos fracos da organização;

- Formulação de objetivos e plano de ações para que eles sejam atingidos;

- Constante revisão e aperfeiçoamento.

Vantagens do Planejamento Estratégico

Possivelmente, a principal vantagem de um planejamento estratégico bem executado reside no ganho de competitividade que sua empresa terá. Não só pelo fato de que você definiu bem suas metas e o caminho necessário a ser percorrido para atingi-las, mas, sobretudo, porque neste processo será estudado, dentre outros pontos, o potencial de sua concorrência, que capacidade sua companhia tem de resistir a períodos de crise e como será possível criar ações para atrair o público de seus produtos. Em suma, líderes com visão estratégica do seu negócio sairão sempre na frente.

Dica de leitura

Para quem interessar-se em se aprofundar mais no tema, recomendo o e-book do Sebrae: Como elaborar um planejamento estratégico. Boa leitura e bons negócios!

  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page