top of page

Três benefícios que uma empresa de consultoria especializada contábil/fiscal pode oferecer para o se


Um dos grandes desafios que os empreendedores enfrentam no dia a dia de suas empresas consiste em dar conta das diversas obrigações empresariais no que tange à operação do negócio, mas também é importante que os empreendedores tenham conhecimento e entendimento de como funciona a parte administrativa da empresa que consiste em gerenciar: área financeira, contábil, tributária e trabalhista.

Como no Brasil a legislação é complexa e também as normas contábeis não são tão fáceis de ser entendidas, o empreendedor pode contar com assessoria especializada para auxiliá-lo no entendimento e levantamento dos possíveis riscos que o seu negócio pode estar incorrendo sem que ele mesmo saiba e isso pode levar a empresa a perder valor, seja pela ineficiência de processos internos, ausência de gerenciamento de caixa, desconhecimento da legislação fiscal e trabalhista do Brasil.

Diante disso, nesse artigo enumerei três benefícios concretos em que uma consultoria contábil/fiscal pode auxiliar bastante o empreendedor:

  • Auxílio na preparação de balanço como ferramenta de gestão

De modo geral, grande parte dos empreendedores, principalmente os pequenos e médios não costumam dar tanta importância para a contabilidade. A contabilidade é apenas um meio pelo qual eles utilizam apenas para apurar e pagar os tributos.

Uma consultoria especializada pode auxiliar o empreendedor a utilizar os dados contábeis de maneira a produzir um balanço consistente que reflita a posição patrimonial da empresa mais próxima de sua realidade. Isso é de fundamental importância para que o empreendedor possa analisar e auxiliar na tomada de decisões estratégicas do negócio.

O empreendedor pode pensar que está vendendo muito, por exemplo, mas no final do dia pode apurar prejuízo em sua operação. Ou seja, o empreendedor pode ter a visão apenas do faturamento, mas não tem a visão de como está a sua posição de caixa, qual é o montante de contas a pagar, a receber, empréstimos e outros dados que são fundamentais para o gerenciamento de uma empresa. Um balanço patrimonial bem consistente, contribui de forma bastante eficaz para que o empreendedor possa analisar o seu negócio.

  • Análise dos riscos tributários/trabalhistas e previdenciários

A legislação fiscal e trabalhista brasileira é bastante ampla e de difícil entendimento, se o empreendedor não mapear e conhecer seus principais riscos, poderá ter problemas futuros pela ausência de pagamento de tributos (por desconhecimento), o que poderá gerar contingências futuras. Por outro lado, o empreendedor também pode desperdiçar recursos de forma inadequada com pagamentos de tributos indevidos.

Uma consultoria especializada pode auxiliar o empreendedor a mapear os principais riscos tributários, trabalhista e previdenciário e passar um diagnóstico para que o empreendedor tenha conhecimento mais profundo do ambiente em que o seu negócio se encontra, esse tipo de informação pode até servir de base como benchmark para a comparação com empresas do mesmo ramo. Além disso, o entendimento da carga tributária pode auxiliar o empreendedor na formação de preços e até em possível economia tributária (sempre dentro do permitido legalmente), além fornecer maior segurança no que tange a apuração e pagamento de tributos.

  • Análise do fluxo operacional dos principais processos

De modo geral os empreendedores não têm tempo para analisar o fluxo e controles internos dos principais processos que afetam a geração de dados contábeis confiáveis para a apuração de um balanço consistente. Os principais processos estão diretamente relacionados a própria operação da empresa (ex: fluxo de vendas, compras, folha de pagamento, apuração de impostos, estoques, contas a pagar, contas a receber, etc). O mapeamento desses processos é de fundamental importância para entender, otimizar e corrigir eventuais procedimentos que possam não funcionar como deveriam e causar prejuízos operacionais e/ou financeiros para a empresa.

Uma consultoria especializada pode mapear os principais processos e controles internos inerentes a esses processos, contribuindo para a geração de informações mais consistentes para a apuração de saldos contábeis que tenham como resultado final a geração de um balanço mais fidedigno.

É bastante importante que o empreendedor conheça não só o seu produto, mas também a parte operacional de sua empresa. Para isso é importante que ele possa contar com especialistas ao seu lado, com isso terá mais segurança para a tomada de decisões. Se o empreendedor contar bons consultores, poderá maximizar o potencial de seu negócio pois saberá muito bem balancear os principais riscos e retornos para as decisões que precisará tomar no dia-dia do negócio.

*Artigo publicado originalmente em 27/12/2015.

  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
bottom of page