O profissional contabilista e a crise econômica brasileira

Como os contabilistas podem ser peças-chave para que sua empresa enfrente a instabilidade econômica do país.

Nem se quiséssemos, seria possível “tapar o sol com a peneira” e ignorar a crise pelo qual passa o Brasil. Afinal de contas, todas as análises realistas do cenário econômico nacional apontam para o aprofundamento da recessão durante o ano de 2016. Segundo o FMI, o desempenho do PIB este ano só não será pior do que o da Venezuela. Já de acordo com a Fundação Getúlio Vargas, o país caminha para o maior período recessivo de sua história.

 

Diante deste painel de nebulosidade na economia, fica sempre a pergunta: o que uma empresa pode fazer para superar a crise brasileira e, se possível, obter crescimento? Na minha opinião, a resposta para esta pergunta é construída a partir de três etapas essenciais:

 

  • Amplo conteúdo informacional para tomada de decisões;

  • Redução de custos sem perda da qualidade nos produtos e serviços;

  • Otimização de processos.

 

Acredito que em todas estas etapas, um bom profissional contabilista desempenha um papel fundamental, auxiliando empresários a vencer o péssimo momento da economia brasileira. Nos tópicos a seguir, procurarei demonstrar de que forma isto ocorre.

 

A contabilidade e a tomada de decisões

 

Quando se enfrenta um período de recessão, com baixos níveis de consumo, pouca oferta de crédito e insegurança em todos os elos do mercado, cada passo de uma empresa precisa ser dado a partir de um planejamento que forneça uma base sólida para ações bem-sucedidas. Neste sentido, para que você possa tomar decisões racionais e que, consequentemente, reduzirão os riscos de perdas financeiras, é necessário ter amplo conhecimento da realidade de seu negócio.

 

Uma das ferramentas que te auxiliarão rumo a este objetivo é a contabilidade, e, mais precisamente, um profissional capacitado que possa prover análises consistente sobre a situação corrente de seu negócio, seja a partir de demonstrativos financeiros, balanços, fluxos operacionais, estudos de risco ou controles internos, por exemplo.

 

A contabilidade e a redução de custos

 

Como consequência da primeira etapa (análise detalhada da saúde financeira de seu empreendimento), o profissional contabilista será capaz de identificar possíveis gargalos e custos que podem ser cortados, sem que se comprometa a qualidade dos produtos ou serviços oferecidos aos consumidores. Além disso, conforme explicado acima, tendo ciência completa da realidade de sua empresa, será possível minimizar os riscos de desperdícios de recursos ocasionados em virtude de ações mal planejadas.

 

A contabilidade e a otimização de processos

 

Por fim, é importante destacar que o contabilista também poderá ser seu forte aliado na hora de otimizar os processos empresariais. Por meio de um mapeamento das operações que afetam de modo direto o dia a dia de uma organização (contas a pagar e receber, pagamentos, fluxos de venda, compras e reabastecimento de estoques, etc.) é possível, conforme expliquei neste artigo, tornar os processos de seu negócio mais eficientes, inclusive corrigindo eventuais falhas.

 

Em outras palavras: comece a enxergar, de uma vez por todas, o contabilista como alguém capaz de desempenhar um papel estratégico em sua empresa, indo além da simples apuração de tributos. Sem dúvidas, este profissional - quando qualificado - irá aumentar suas chances de vencer a crise, auxiliando seu negócio a seguir os trilhos do crescimento.

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

  • LinkedIn Social Icon
  • Wix Facebook page
  • Wix Twitter page
Featured Posts

A reforma das normas de segurança do trabalho: risco ou alívio para as empresas?

September 27, 2019

1/10
Please reload

Recent Posts
Please reload

Archive