• Carlos Alexandre Miyahira

Análise de balanço: importância e principais indicadores de avaliação


A análise de balanço é um instrumento crucial para que os empreendedores possam dar passos mais seguros na hora de, por exemplo, pôr em prática um plano de crescimento em seus negócios. Para tanto, é extremamente importante saber interpretar determinados indicadores de balanço patrimonial. A seguir, apresentarei alguns dos principais, os quais estão na base de qualquer análise eficiente. Acompanhe!

Os principais indicadores do balanço patrimonial

Para facilitar a compreensão vamos dividir os indicadores em dois grandes campos, a saber, os Indicadores Financeiros e os Indicadores de Atividade.

Indicadores financeiros

Os Índices Financeiros são aqueles que evidenciam a situação financeira da empresa. Dentre eles, podemos citar:

Índices de Liquidez - os quais, propriamente refletem o momento financeiro de uma empresa.

1. Índice de liquidez imediata - representa o valor de quanto se dispõe imediatamente para saldar as dívidas de curto prazo, confrontando-se apenas as disponibilidades imediatas de caixa (caixa, bancos e aplicações financeiras de resgate imediato) com o total do passivo circulante.

2. Índice de liquidez corrente - consideram-se os ativos e passivos de curto prazo (circulante) e estabelece a capacidade de pagamento no período de um ano.

3. Índice de liquidez seca - considera-se o ativo circulante com o passivo circulante, porém no ativo circulante não é levado em consideração a conta de estoques.

Índices de Estrutura ou Endividamento - representam as fontes de fundos entre si, demonstrando a posição relativa do capital próprio com relação ao capital de terceiros.

1. Índice de Endividamento Geral - considera a posição relativa do capital próprio com relação ao capital de terceiros. Evidencia a participação do capital de terceiros em relação ao total do passivo.

2. Índice de Composição do Endividamento - considera a concentração dos recursos de terceiros devidos a curto prazo. Nesse caso, confronta-se o passivo circulante com o total de capital de terceiros.

3. Índice de Participação do Capital de Terceiros (Endividamento) - Estabelece uma relação entre o que a empresa deve a terceiros (passivo circulante e exigível a longo prazo) e o dinheiro dos sócios investidos na empresa (patrimônio líquido).

Indicadores de atividades

Os indicadores de atividades são aqueles que buscam elucidar a dinâmica operacional da empresa, com base nos principais aspectos constantes do Balanço Patrimonial e da Demonstração de Resultados. Veja uma lista com alguns deles:

1. Prazo médio de recebimento - indica qual o prazo médio que a empresa demora para

receber suas vendas, ou seja, transforma o montante de recebíveis em caixa. Fórmula para o cálculo:

Clientes (Duplicatas a Receber) x 360 dias / Receita Operacional Bruta

2. Prazo médio de pagamento - demonstra o qual o prazo médio que a empresa demora para pagar suas compras, ou seja, qual é o prazo que a empresa demora para quitar dívidas com fornecedores de materiais e serviços. Fórmula:

Fornecedores (Duplicatas a pagar) x 360 dias / Compras Brutas de Materiais e Serviços

3. Giro de estoques - indica o qual o prazo médio em que os estoques se transformam em produção vendida. Veja a fórmula:

Custo dos Produtos Vendidos / Estoque

4. Margem líquida - indica quanto a empresa obtêm de lucro para cada $100 vendidos. Veja a fórmula:

Lucro Líquido / Receita Operacional Líquida x 100

5. Rentabilidade do patrimônio líquido - indica quanto a empresa obteve de lucro para cada $100 de capital próprio investido. Fórmula:

Lucro Líquido / Patrimônio Líquido x 100

A importância da análise de balanço

Sem uma análise de balanço bem realizada, toda a estrutura empresarial pode ser comprometida drasticamente. É importante se atentar a este ponto e buscar uma gestão profissional no dia a dia da empresa, ao invés de simplesmente “agir no instinto”. Sobretudo em períodos de dificuldade econômica, ganham aqueles que sabem planejar e analisar seus números de forma racional e objetiva. Isso é de fundamental importância para que se possa prever os passos futuros de seu empreendimento.

#contabilidade #balançopatrimonial #indicadoresfinanceiros #indicadoresdeatividade

916 visualizações

© 2016 por Grounds - Expanding tax & finance limits

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon