• Carlos Alexandre Miyahira

Os prós e contras da terceirização contábil


A eterna busca pela otimização de processos internos está presente em todas as empresas, ainda mais em um cenário de crise como o que vivemos hoje. Surge aqui uma questão complexa: devo terceirizar alguma atividade de meu negócio? Pensando nisso gostaria de expor neste artigo alguns pontos positivos e negativos da terceirização contábil que, dada a sua complexidade, deve ser um ato muito bem estudado.

Pontos positivos

Diversos são os benefícios de se terceirizar os serviços contábeis de sua empresa, a começar pelos custos. Para uma empresa de pequeno porte, por exemplo, o custo de manter um contador e uma equipe é muito alto, bem maior do que contratar uma empresa especializada. E muitas vezes a demanda de serviço não justifica ter esse profissional alocado como um funcionário que passará a ser um custo fixo para a Empresa, ocasionando custos trabalhistas que poderiam ser evitados. Outra vantagem é a constante atualização dos profissionais de uma empresa especializada. A contabilidade e a parte fiscal são regidas por uma grande quantidade de normas, que mudam com o passar do tempo. Torna-se fundamental a parceria com profissionais sempre atualizados.

O empreendedor deve ter em mente que ao terceirizar a contabilidade, ele precisa de um profissional de confiança em sua estrutura, que saiba direcionar e cobrar as demandas que serão dadas ao escritório contábil, para que tenha como resultado final uma contabilidade confiável e que possa, a partir desse ponto, começar a entender e interpretar os números de seu balanço e de sua demonstração de resultados. Assim, o empreendedor conseguirá focar suas energias no “business”, porém é importante que o empreendedor também conheça a sua operação para que qualquer alteração nas normas contábeis/fiscais possa ser analisada de forma detalhada, para evitar qualquer risco significativo que possa afetar o “business”.

Pontos negativos

Como em toda contratação, a empresa deve tomar muito cuidado ao escolher sua prestadora de serviço. Pelo impacto dos serviços contábeis nos negócios, é de suma importância uma ampla pesquisa no mercado, a busca por referências, profissionais éticos e capacitados. Adicionalmente, em se tratando da velocidade da obtenção de informações, as empresas que possuem a contabilidade internalizada conseguem ser mais rápidas para que se possa realizar qualquer tipo de análise contábil/fiscal.

Por fim, uma estrutura interna de contabilidade também facilita o empreendedor a envolver esses profissionais na tomada de decisão, posto que irão contribuir na análise de impactos que podem prejudicar determinados tipos de operações que o empreendedor possa estruturar, já que, muitas vezes, desconhece a totalidade dos riscos envolvidos (contábeis e fiscais) na estratégia a ser adotada.

Conclusão

A terceirização do serviço contábil depende muito do estágio de maturação em que a Empresa se encontra, bem como, de seus executivos. É de suma importância que o empreendedor consiga visualizar o contador como um parceiro estratégico que deve ser consultado antes de qualquer tomada de decisões. O mais importante é sempre estar munido de todas as informações relevantes, pois dependendo do risco envolvido, uma estratégia potencialmente vencedora, pode se tornar um grande fracasso.

*Artigo publicado originalmente no Linkedin em 18/10/2016.

#investimentos #mercadodeações

0 visualização

© 2016 por Grounds - Expanding tax & finance limits

  • Black Facebook Icon
  • Black LinkedIn Icon
  • Black Twitter Icon